quinta-feira, 11 de outubro de 2012

atividades 3.1 pesquisa no you tube mudanças tecnologicas


Enquanto a sociedade muda e experimenta desafios mais complexos em relação às novas tecnologias centradas no ensino educacional.  As tecnologias digitais podem ser grandes aliadas a uma nova visão das funções da educação no contexto de uma sociedade em constantes transformações, e a consequente redefinição do perfil do homem que nela atua.  
Os anos se passam e os avanços progridem. Tantos cursos de graduação chegam até o conhecimento da sociedade levando as novas opções e escolha de profissões futuras. E com certeza virão vários e vários outros cursos nos próximos anos que virão.
O poder da internet através de suas redes sociais está cada dia mais centralizada na sociedade. Torna-se cada vez mais veloz o processo de aprendizagem diante de novas descobertas. As gerações futuras terão um mundo tecnológico sem fronteiras, através de novas capacidades e novas descobertas.  Conhecer essas mudanças é essencial para a reflexão e análise crítica daquilo que se desenrola no cenário educacional ao redor do planeta.
Mas Diante de tantos avanços em termos de mudanças tecnológicas, ainda deparamos com situações onde crianças, adolescentes e jovens não têm acesso a esse mundo globalizado, ou seja, não em oportunidades de novos conhecimentos em sua cultura digital.
Apesar de terem um mundo em suas mãos em questão de minutos, no entanto não o tem, pois a burocracia de muitas instituições faz com que as tecnologias encontrem pouco ou nenhum espaço dentro das salas de aula ou no cotidiano dos educadores.
Algumas escolas são modelos digitais, em outras, os professores encontram a demanda na expectativa dos alunos pelo uso das tecnologias, mas não conseguem supri-la por conta das restrições econômicas e políticas.
Necessitamos de uma educação que possa sensibilizar a sociedade como um todo de que vivemos na mudança e que não podemos controlá-la; o homem moderno está aprendendo. É neste sentido que as tecnologias se aliam à escola, na perspectiva de potencializar uma educação que leve à construção do conhecimento através da descoberta das múltiplas alternativas.
A educação precisa focar mais, junto com a competência intelectual e a preparação para o sucesso profissional, a construção de pessoas cada vez mais livre, evoluídas, independentes e responsáveis socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário